O novo mecanismo implementado pela SEF/MG no estado busca solucionar problemas de burocracia e complexidade existentes até então no comércio exterior, trazendo benefícios para empresas mineiras que importam produtos.
O e-Comext atuará juntamente com o Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), a partir de dados obtidos com a Declaração Única de Importação (Duimp). Sua utilização para preenchimento da Solicitação de Pagamento e Exoneração do ICMS facilitará a liberação da mercadoria importada (visto eletrônico), pois parte dos documentos exigidos pela fiscalização serão recepcionados pelo e-Comext diretamente no sistema federal.
A plataforma, que está na primeira fase de implementação, também irá monitorar a mercadoria em tempo real, concedendo aos importadores e despachantes maior transparência nos procedimentos. Além disso, será disponibilizado um chat on-line para comunicação com os fiscais, o que ajudará na identificação de possíveis inconsistências, como erro no valor das mercadorias ou omissão de informações, e reduzirá a necessidade de auditorias manuais.
A equipe do HLL & Pieri está à disposição para sanar quaisquer dúvidas sobre a implementação do e-Comext.